Missão

O Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) é uma Unidade de investigação da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e está integrada no Instituto de Ciências da Saúde (ICS). Desenvolve a sua atividade no domínio científico das Ciências da Vida e da Saúde e no domínio das Ciências Sociais e Humanas aplicadas à Saúde.

O CIIS tem como missão promover investigação científica de elevada qualidade suportada pela integração de múltiplas dimensões do conhecimento, englobando desde estudos de identificação de moléculas e a sua participação em mecanismos biológicos em situações de saúde e doença, até à compreensão da saúde integral do ser humano, em todas as fases da vida pessoal e sociofamiliar. Complementa a missão do CIIS o desenvolvimento de soluções e estratégias inovadoras que contribuam para a promoção e o restabelecimento da saúde e qualidade de vida e o alívio do sofrimento, pelo desenvolvimento de modelos assistenciais assentes em valores éticos e economicamente sustentáveis.

Concomitantemente, o CIIS contribui para a missão do Instituto de Ciências da Saúde, apoiando a formação de uma nova geração de investigadores nas diversas áreas da saúde que, para além das competências técnico-científicas, desenvolvam uma visão integrada do ser humano.

Finalmente, como instituição de investigação com papel na sociedade, o CIIS assume com esta responsabilidade, desenvolver e implementar estratégias para promover a literacia científica e contribuir para uma atitude informada perante a Ciência e os investigadores.

O CIIS integra uma equipa multidisciplinar de investigadores que congregam os seus interesses de investigação em três áreas geradoras de intercepções que permitem novas abordagens e aplicação de novos conceitos visando a obtenção de resultados com impacto abrangente, sendo estas:

1. Neurociências, Cognição e Linguagem,
  2. Biomedicina e Saúde Oral,
  3. Saúde, Família e Vulnerabilidade.