Objetivos

A atividade científica do CIIS tem como objetivos:

  1. Produzir novo conhecimento recorrendo a estudos in silico, laboratoriais e clínicos, relativos a processos de saúde e doença, nas pessoas, famílias e comunidades;
  2. Transferir conhecimento promovendo o desenvolvimento de instrumentos e ferramentas para o arquivo e integração de dados moleculares, clínicos e ambientais, visando o diagnóstico, a estratificação de fenomas e a análise de risco e a criação de modelos assistenciais em saúde;
  3. Implementar novas estratégias de abordagem, de soluções clínicas e de prestação de cuidados de saúde junto das pessoas, famílias e comunidades, visando a promoção da qualidade de vida, a gestão da doença e o alívio do sofrimento, ao longo do ciclo de vida, em particular dos grupos mais vulneráveis.

Racional da Investigação

O CIIS congrega condições em termos de capital humano (investigadores com formações, atividades profissionais e perspetivas científicas diversas) e de intervenção na sociedade, que permitem assumir um papel decisivo na criação de investigação diferenciada, não só com aplicação às áreas do conhecimento a que se propõe dedicar, mas também constituirá um contributo emergente em assuntos/temas charneira ou resultantes da interseção dessas áreas.

A forte motivação para privilegiar investigação dedicada à integração de multi-metadados e à validação quer em ambiente laboratorial, como na perspetiva do indivíduo, da família e da comunidade, no respeito integral pelo ser humano, constituem uma oportunidade para o desenvolvimento de soluções em saúde com aplicação em áreas diferenciadas como a Neurociência, a Saúde Pública, a Enfermagem ou a Medicina Dentária.